LUTA

LUTA

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

VI ENSAR ELEGE COORDENAÇÃO NACIONAL - POR: CUT

 VI Encontro Nacional dos Sindicalistas Anti-Racismo da CUT

10/07/2007

Escrito por: “Por um Projeto Político dos Sindicalistas para negros e negras no Mundo do Trabalho”

De 23 a 26 de agosto de 2007, no Hotel Pan Americano - Rua Augusta, 778 - Consolação - São Paulo, aconteceu o VI Encontro Nacional dos Sindicalistas Anti-Racismo da CUT (VI ENSAR). O Encontro é o fórum máximo de discussão da Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial (CNCDR) e tem como objetivos centrais definir os princípios que nortearão suas ações durante o triênio 2007/2010, conforme princípios gerais da CUT; discutir o projeto político com base nas resoluções do 9º CONCUT e eleger os membros da direção da CNCDR para o próximo triênio. As resoluções do VI ENSAR serão encaminhadas para deliberação da Executiva Nacional da Central.

Para o Secretário de Políticas Sociais da CUT, Carlos Rogério de Carvalho Nunes, o VI ENSAR consolida uma frente importante, que é a luta pelas ações afirmativas dos negros. “Existe ainda uma racismo oculto tratado pela mídia no Brasil. A CNCDR avançou muito, tendo atualmente status de comissão e um regime em nível nacional, mas nosso intuito é que ela se consolide como política permanente”, acrescenta Carlos.

“Para esse encontro, nossa finalidade é que todos os Estados tenham participação. O racismo é um tema que deve ser consolidado em território nacional, sem ficar restrito. A Marcha dos Zumbis (manifestação que relembra os 310 anos da morte de Zumbi dos Palmares) é um exemplo de concretização do tema. A CUT assume esta luta há muito tempo. Por isso não é apenas um compromisso de agenda, mas um compromisso político com a questão anti-racial no Brasil, para não ser mais um assunto a cair no esquecimento”, ressalta Carlos.

O encontro, coordenado pela CNCDR, juntamente com a Secretaria de Políticas Sociais da CUT, discutiu projetos de sindicalistas cutistas para negros e negras do Brasil. Houve também um resgate histórico das políticas para os negros na sociedade, com apresentações técnicas da realidade do negro nos aspectos sociais, econômicos e educacionais.

Confira a programação:

23 de Agosto de 2007 (Quinta-feira)

- 15h00 – Início do Credenciamento

- 19h00 – Abertura

- 20h00 – Leitura discussão e aprovação do regimento interno

24 de Agosto de 2007 (Sexta-feira)

- 09h00: Conferência Magna: "DA ÁFRICA AO BRASIL – A HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO CONTADA A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS E NEGRAS"

Professor Doutor Kabengele Munanga - Titular da Universidade de São Paulo - USP

- 10h00: Apresentação técnica de dados estatísticos sobre indicadores sociais de saúde, educação e trabalho, com recorte racial e de gênero

Patrícia Lino – DIEESE

- 11h00: Espaço para perguntas, observações, considerações.

- 13h00: Almoço

- 14h00: Análise de Conjuntura:

Artur Henrique da Silva – Presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores

Matilde Ribeiro - Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR

Olívia Santana – vereadora da cidade de Salvador/BA

- 17h30 - Apresentação sobre o INSPIR – Instituto Interamericano pela Igualdade Racial

- 18h00: Encerramento

25 de Agosto de 2007 (Sábado)

- 09h00 – Exposição, resgate e balanço das lutas e propostas do movimento sindical, conferências e resoluções de congresso

- 10h00 – Grupos de trabalho

- 13h00 – Almoço

- 14h00 - Apresentação do trabalho dos grupos; discussão em plenário; consolidação das perspectivas e desafios

26 de Agosto de 2007 (Domingo)

- 09h00 - Balanço da Comissão Nacional Contra Discriminação Racial (CNCDR)

- 10h30 - Perspectivas e desafios da gestão 2007/2010

- 12h30 - Eleição da nova CNCDR

- 14h00 - Encerramento

VI ENSAR elege nova comissão anti-racismo da CUT

O sindicalista Marcos Benedito da Silva foi eleito neste domingo, dia 26, o novo coordenador geral da Comissão Nacional de Combate à Discriminação Racial da Central Única dos Trabalhadores (CNCDR-CUT). Junto com mais 31 membros, ele cumprirá um mandato de três anos. A Assufrgs esteve representada pela colega Joana.

O sindicalista Marcos Benedito da Silva foi eleito neste domingo, dia 26, o novo coordenador geral da Comissão Nacional de Combate à Discriminação Racial da Central Única dos Trabalhadores (CNCDR-CUT). Junto com mais 31 membros, ele cumprirá um mandato de três anos. Marcos disse que um dos objetivos será “conscientizar a sociedade brasileira de que a igualdade de oportunidades, para negras e negros, tem que ser uma prioridade”, referindo-se ao acesso e permanência dos mesmos no mercado de trabalho.

Para ele, as ações da CNCDR-CUT priorizarão com mais ênfase a partir de agora a luta pela implementação de mais ações afirmativas para a comunidade negra, com foco no trabalho, e as aprovações dos projetos de lei que instituem o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas nas universidades.

A eleição e posse de Marcos Benedito aconteceram durante a realização do VI Encontro Nacional de Sindicalistas Anti-Racismo da CUT Nacional, entre 23 e 26 de agosto em São Paulo, capital. Participaram do VI ENSAR 200 pessoas, sendo 134 delegados. A Assufrgs esteve representada pela colega Joana. Entre os palestrantes, destaque para a participação da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR).

O evento foi encerrado no início da tarde deste domingo (26/08) com todos cantando a música “Um sorriso negro” celebrizada pela interpretação de Dona Ivone Lara.

Fonte: CUT- DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário