LUTA

LUTA

terça-feira, 19 de maio de 2015

ASSEPLAN - EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ARAÇATUBA - ANO 2014 - VEJA O VÍDEO PRODUZIDO POR MARCOS BENEDITO E GURU DA COMUNICAÇÃO

14.686
Crianças, jovens, adultos e comunidades.

13.944 – Alunos da educação Infantil e Fundamental.

2143 Alunos/ 09 Unidades em tempo integral.

316 - Alunos da educação de Jovens e adultos (EJA).

426 – Alunos e Comunidade do Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente (CEMFICA). 


1.610
Profissionais que trabalham direta e indiretamente nas escolas de Araçatuba

936 – Professor, diretor de escola, supervisor, orientador e coordenador pedagógico.

440 – ASG, Assistente Administrativo, atendente, Copeiro, Cozinheiro, educador Adjunto de Creche, Educador Adjunto Infantil, Inspetor de Alunos, Motoristas, Oficial de Administração, Psicólogo, Secretário de Escola, Técnico em Nutrição, Nutricionista, Telefonista, Terapeuta Ocupacional, Monitores do CEMFICA, Técnico em Enfermagem.

234 – Estagiários. 


17.000
Refeições preparadas e servidas diariamente nas próprias escolas

Alimentação balanceada, incluindo frutas, verduras, sobremesas, feijão, legumes e carnes adquiridos de produtos locais. 



Transporte Escolar
10.000 quilômetros percorridos diariamente pelo transporte escolar

28 ônibus urbanos
03 rodoviários
02 adaptados para cadeirantes. 


Reformas e Inaugurações
07 novas escolas sendo entregues
48 das 60 escolas reformadas
08 escolas ampliadas

Novas escolas: sendo 3 entregues: EMEB Dra. Zilda Arns Neumann, no Assentamento Chico Mendes;
EMEB Adriano Goulart Arruee, no assentamento Hugo Silveira Heredia;
EMEB Silene Maria Barreto, localizada no bairro São Rafael e 04 em construção.
Instalação de parques infantis, varandas e quiosques;
Climatização de 36 salas de dormir em escolas de Educação Infantil.


Material Escolar de Qualidade
15.000 kits escolares entregues em média por ano.

Mochila, caderno, estojo, agenda escolar, lápis de cor, giz de cera, lápis borracha, apontador, tela de pintura, pincel, tinta, sulfite, tesoura e um squeeze.


Uniformes e Mochilas
46.000 peças de uniformes distribuídos em 2011 e 2012

Entregue a todos os alunos do ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Em 2014, a entrega do Kit do Material Escolar e do Uniforme foi realizada a partir do dia 19 de março.



Sala de Recursos e apoio multimídias
28 salas de recursos multifuncionais nas EMEBs de Ensino Fundamental

Estão sendo implantados mais 17 nas escolas de Educação Infantil
Implantação de laboratórios de informática climatizados em todas as unidades escolares de Ensino Fundamental e distribuição de notebooks para o trabalho com as crianças em todas as escolas de Educação Infantil.



Educação Especial

264 alunos atendidos nas deficiências intelectual, visual, auditiva, física e múltipla e transtornos globais de desenvolvimento.

Mais 90 estão em avaliação
30 professores PEB II para o referido atendimento 


Educação de Jovens e adultos – EJA
316 Alunos matriculados no Programa de educação de Jovens e adultos – EJA

21 classes em 10 escolas
O curso é destinado para as pessoas que não são alfabetizadas, ou que não tenham terminado a quarta série primária.



Projeto Ler e Escrever

Projeto que tem o objetivo de estimular a prática de leitura diária e formar alunos leitores
Formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo
Participação de 28 EMEBs de Ensino Fundamental, num total de 7546 alunos contemplados. 



Se essa rua fosse minha “Educação no Trânsito”

Projeto de educação no trânsito, em parceria com SEST/SENAT, tem como finalidade ensinar os alunos noções básicas de cidadania e normas do trânsito. São promovidas várias ações de educação para o trânsito envolvendo alunos do ensino fundamental (7546 alunos) 



Atividades Esportivas

12 professores de Educação Física fizeram Capacitação de Baseball e receberam os certificados das mãos do vice Cônsul dos estados unidos Aysa Miller
Foi realizada a Copa Sub 11, com 38 equipes (18 feminino e 20 masculino), num total de 500 alunos de 20 EMEBs do Ensino fundamental. 



Mês da Criança

No mês de outubro, “Dia da Criança”, a SME realizou diversas atividades recreativas, entre elas: passeio de trenzinho e o teatro oficial da turma da Mônica, que é do Maurício de Sousa produção artística.
Cerca de 1653 alunos dos 3° anos assistiram à peça teatral da Turma da Mônica.


  de Setembro

No dia 7 de setembro, “Independência do Brasil”, os alunos participam de diversas atividades dentro das escolas, além do desfile municipal.



Horta Escolar

O projeto “Horta escolar” tem a finalidade de mostrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para as crianças.
Este projeto está relacionado aos conceitos matemáticos, à Língua Portuguesa, à Ciência e à História, que fazem parte do cronograma escolar.


 Semana do Folclore

Semana do folclore tem o objetivo de valorizar aspectos do folclore brasileiro, mobilizando talentos das escolas municipais.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçatuba realizou, de 12 a 15 de agosto, a Semana do Folclore 2014: "Nossas raízes, nossa história", atividade que envolveu cidade e região, mobilizando alunos e professores do Ensino Fundamental da rede municipal para um "retorno às nossas raízes". 



Ginástica Rítmica – Projeto AGIR

Este projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
O projeto oferece estrutura para treinamentos e aulas gratuitas para crianças com idade superior a seis anos.
O “AGIR” possui a equipe de competições oficiais que representa a cidade de Araçatuba, que já conquistou os seguintes títulos: Tri-campeã dos jogos Regionais (2010, 2011 e 2012); Vice-campeã da Copa estadual de Ginástica Rítmica (2012) e classificada para os Jogos Abertos do Interior (2010, 2011 e 2012).


Balé Municipal

O Balé Municipal é destinado principalmente para os alunos que estudam nas escolas públicas do município e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
As aulas acontecem nas EMEBs Egles Gabas de Carvalho e fausto Perri, no CEMFICA TV e na Casa de Cultura Adelino Brandão.
Todos os anos cerca de 700 alunos se apresentam no Vívere Eventi, numa culminância das atividades.


Fazer em Cantos

Uma nova visão de Educação Infantil, envolvente, interativa e focada em despertar nos alunos as múltiplas capacidades, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Este projeto foi reconhecido em Congresso Internacional realizado em Cuba.
14 EMEBs do ensino Infantil participam deste projeto. 


I Conferência Infantil dos Direitos Humanos


Participação de 28 EMEBs de Ensino Fundamental, num total de 7546 alunos.
As crianças entregaram suas propostas ao prefeito no encerramento da Conferência e, para presidenta da República, na solenidade do início das obras do Estaleiro, quando esteve presente em Araçatuba.
O evento foi realizado em duas etapas. A primeira, no dia 20 de outubro, com o resultado de reuniões de trabalho, capacitações (durante 30 horas para 50 professores) e assembleias iniciadas no mês de agosto, durante a primeira fase. Aproximadamente 150 pessoas, dentre convidados, estudantes em onze escolas municipais e profissionais da rede municipal de ensino reuniram-se no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Araçatuba, entre 8 horas e meio-dia.
A segunda etapa desta segunda fase ocorreu no dia 22, no auditório da OAB Araçatuba, com uma palestra com o antropólogo, educador popular e folclorista Tião Rocha sobre Educação em Direitos Humanos, idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e do Banco de Êxitos S/A - Solidariedade e Autonomia, ambos em Belo Horizonte (MG).
No dia 04 de novembro realizamos o “world Café”, com as crianças que mais se destacaram nas etapas anteriores.


Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2010 pelas escolas, com apresentações de trabalhos sobre ciência e tecnologia, desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino.
Nos dias 21 á 25 de outubro de 2014, foram realizadas diversas atividades na 3º Semana de Ciência e Tecnologia, com o tema nacional “Ciência, Saúde e Tecnologia”, que é proposto pelo Ministério da Educação. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que tem ações que visam inserir os alunos no contexto científico.
As atividades foram desenvolvidas em diversos locais, mas as atividades foram centradas principalmente na escola Henny Ferraz Homem, aonde trabalhos feitos pelos alunos de várias escolas, foram apresentados para o público.


PROERD (Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), tem como base o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1989.
No Brasil ele chegou em 1993, completando 20 anos este ano.
O programa tem como finalidade sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, além de proporcionar a construção de uma sociedade mais justa e sadia.
Mais de 800 alunos de EMEBs concluem o PROERD todo ano. 


 Aula Inaugural


Realizada em 04 de fevereiro de 2014, com a presença do escritor Thiago de Mello.
O início do ano letivo do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba foi marcado, nesta terça-feira (4), por profunda reflexão acerca dos Direitos Humanos e o direito à vida. O tema foi abordado na Aula Inaugural realizada nos períodos da manhã e da tarde, no Teatro THATHI COC.

A Aula Inaugural contou com as presenças de diversas autoridades do município. O prefeito Cido Sério e o secretário Mantovani de Educação do município, Luiz Carlos Custódio, receberam os demais secretários, professores e os vereadores Gilberto Batata e Beatriz Soares Nogueira. O público, nos dois períodos, foi formado, ainda, por aproximadamente mil servidores públicos municipais ligados à pasta da Educação. 



Abertura do Museu Itinerante RABOBANK


Museu Itinerante, curadoria Arte/Água: essenciais para vida, que vem a Araçatuba com o patrocínio do Rabobank, é constituído de uma exposição com 40 reproduções de obras de artistas de várias épocas e mundialmente conhecidos, e de um programa pedagógico composto por um workshop para professores com a curadora Vera Barros e distribuição de Livros de Estudos ilustrados com todas as obras da exposição, que estarão disponíveis para a população nas escolas e bibliotecas desta cidade. Além disso, O Museu Itinerante Rabobank oferece a todos os cidadãos visitas guiadas, com mediadores locais devidamente preparados.
O lançamento ocorreu em Araçatuba no dia 02 de abril de 2014. 


Entrega de Ovos de Páscoa


A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou nesta quinta-feira (17) ovos de Páscoa aos alunos de todas as escolas municipais. Ao todo, foram distribuídos mais de 14 mil ovos de páscoa às crianças devidamente matriculadas na rede municipal e também aos adultos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos ovos foi realizada no dia 17 de abril de 2014.


Alunos da Rede Pública participam do projeto ‘Cidade Mirim’ da ViaRondon
 Alunos de 5º ano da Rede pública de Araçatuba, estão participando do projeto ViaRondon Concessionária de Rodovia S/A, uma empresa do Grupo BRVias. A Cidade Mirim  conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretarias da Educação, Esporte, Lazer e Recreação, Mobilidade Urbana e Segurança.  E é realizado em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, que disponibiliza agentes com a função de promover tais conceitos junto às crianças. O projeto foi realizado entre 06 a 21 de maio de 2014.

Semana do Brincar


26 escolas do Ensino Fundamental num total de mais 7500.
Todas as regiões da cidade foram contempladas.
A Semana mobilizou alunos e educadores do Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino.
Na quarta-feira, a SME promoveu a palestra para os educadores com a pedagoga e psicopedagoga clínica institucional, Andréa Ayres, que ministrou a palestra sobre o Direito de Brincar. O evento foi realizado no Teatro THATI COC, localizado na Rua General Glicério.


Educação Inclusiva e direito à Diversidade


Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade e à Política Nacional de Educação Especial, implantando e mantendo o Atendimento Educacional Especializado, contando hoje com 28 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no Ensino Fundamental e 17 nas de Educação Infantil, equipadas com computadores, lupa eletrônica, impressora braile, calculadora sonora, softwares, recursos táteis e ópticos, software de Comunicação Aumentativa Alternativa, materiais pedagógicos e didáticos, mobiliário adequado, impressora a laser, gravador, teclado colmeia, mouse com entrada para acionador de pressão, laptop, bandinha rítmica, etc.
Realizada de 03 a 06 de junho de 2014 em Araçatuba.


Curso de Capacitação em Tecnologia


Professores da rede municipal de ensino de Araçatuba receberam certificado de participação do curso "Capacitação para o uso de tecnologias em sala de aula". 
A atividade é fruto de uma parceria entre a Fatec Araçatuba e a Secretaria Municipal de Educação. A capacitação teve 30 horas de duração e ocorreu de 2 a 18 de junho. 
O projeto é coordenado pelo professor mestre Fernando Balbino, pesquisador com vasta experiência na área de informática e educação.
O professor realizou pesquisa junto às escolas para diagnosticar a atual situação referente ao uso dos laboratórios de informática pelos professores.
Em Araçatuba a oficina foi realizada no dia 18 de junho de 2014.


Semana da Consciência Negra

Foi realizada a Semana da Consciência Negra
Inclusão no currículo escolar municipal da Lei Federal 10.639/03, que institui o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas
Criação do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI)
Realizamos a exposição dos trabalhos realizados pelas escolas no Paço Municipal na Semana da Consciência Negra (20 de novembro).
Em 2014, a exposição dos trabalhos das ecolas foi realizada entre os dia 16 a 23 de novembro.


Vivências Compartilhadas


Professores de educação física compartilharam os saberes com aulas em EMEBs distintas, durante o ano.
Foi realizada a IV Copa SUB 11 de futsal, com a participação de 40 equipes (21 masculino e 19 feminino), num total de 600 alunos de 21 EMEBs do Ensino Fundamental.


Programa de Combate ao Bullying


Programa realizado no mês de maio para toda a Rede de ensino Municipal.
No ano de 2014, foi realizado no mês de maio de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário