
Anderson Soares – Secretaria Municipal de Comunicação Social de Araçatuba
A Semana da Consciência Negra foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (17), na Comunidade Evangélica de Araçatuba, no bairro Santana. A igreja recebeu centenas de professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas municipais para um seminário sobre a Lei 10.139, de 2003, que determina a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da Rede de Ensino.
O debate ocorreu dentro do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), atividade que é realizada mensalmente com os educadores da rede municipal. Conduziram o seminário desta quinta a secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, a professora Cleonice Martins dos Santos Zago e o diretor do Departamento de Afirmação e Direitos da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, Marcos Benedito as Silva.
Na oportunidade, o prefeito Cido Sério destacou a importância da cultura negra na formação da identidade brasileira e disse que a Lei 10.139 vem para resgatar parte da história do Brasil. “Essa é uma oportunidade que nós teremos de resgatar a verdadeira história do negro na formação do país. E a escola tem papel preponderante nesse processo de reconhecimento de valores muitas vezes esquecidos, ignorados”, disse.
Na ocasião, alunos de 3ª e 4ª séries da rede municipal de ensino fizeram apresentações de dança, rap, capoeira e declamação de poesias. A cerimônia também contou com a presença dos secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã), Cidinha Lacerda (Assistência Social), do vereador Ermenegildo Nava e do presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira, Joaquim Januário Pereira. A semana teve início na terça-feira (16) e vai encerrar no próximo sábado (20), dia em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário