LUTA

LUTA

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

AÇAO REGIONAL - CRIAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO DA CUT - 28/04/2009

28/04/2009 - Termina hoje o Encontro Nacional de Combate a Discriminação Racial proposto pela Comissão Nacional de Combate à Discriminação Racial da Central Única dos Trabalhadores (CNCDR/CUT). O Objetivo do evento é debater a criação da Secretaria de Combate Racismo da CUT, que será um dos temas presentes no próximo Congresso da CUT, o 10° CONCUT,previsto para acontecer entre os dias 3 e 8 de agosto deste ano. O encontro começou ontem no hotel Braston, em são Paulo.
A construção da Secretaria Nacional de Igualdade Racial foi o assunto abordado na tarde de hoje por Maria Izabel da Silva, integrante da comissão executiva da CNCDR/CUT. A discussão da efetivação da nova secretaria está sendo acompanhada pelo secretario de Imprensa e Divulgação da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha, que também faz parte da comissão anti-racial da CUT.
Em seguida os presentes debatem temas relativos à questão racial. A Revisão do Tratado de Durban, II CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Congresso de Negros e Negras do Brasil (CONNEB), Marcha da Consciência Negra, Estatuto da Igualdade Racial, entre outros, são alguns deles.

Ontem, a abertura do evento contou com a participação dos coordenadores Adriano Silva (Coordenador do Coletivo Nacional de Juventude), Marcos Benedito (Coordenador da Comissão Nacional de Combate à Discriminação Racial) e Quintino Severo (Secretário Geral da CUT). Na primeira mesa do evento, às 9h30, chamada "Conjuntura e 10º CONCUT: Negras (os) e Jovens na estratégia da CUT", estiveram presentes o presidente da CUT, Artur Henrique, a representante da subseção do Dieese/CUT, Patrícia Pelatieri e o secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney .
No período da tarde, às 14 horas, o evento debateu a estratégia de Atuação da CNCDR/CUT junto aos demais segmentos sociais, mesa que foi coordenada pelo presidente da CUT de Minas Gerais, Marco Antoni. Fizeram parte da discussão o coordenador da Coordenação Nacional das Entidades Negras (CONEN), Flavio Jorge, a Coordenadora da Comissão Estadual de Combate à Discriminação Racial da CUT-SP (CEDCDR/SP) e Professora de História e Sociologia, Anatalina Lourenço da Silva, e a secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT, Cida Abreu - Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT.

À noite, às 19 horas, o diretor da CUT de São Paulo, Ramatis Jacinto, autor do livro "O Branqueamento do Trabalho" fez parte da Mesa 3 - Negros e Negras no Mercado de Trabalho-, tema que veio ao encontro do livro de Jacinto. Na obra, que é resultado da dissertação de mestrado em história, ele sustenta que a exclusão a que os negros brasileiros foram relegados é resultado de um conjunto de ações desencadeadas pelos cafeicultores paulistas, no final do século 19 e início do século 20, para tornar a população mais branca. Segundo o autor, foram eles que incentivaram a imigração de europeus para ocupar os postos de trabalho antes destinados aos escravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário